Atualidades e Curiosidades

12-09-2010 22:12

ATUALIDADES

Efeitos do frio sobre a pele e cabelos

          Durante os períodos de outono e inverno nossa pele sofre com os processos de ressecamento excessivo causando a pele um aspecto esbranquiçado podendo ter formas escamativas, em casos mais graves causando prurido (coceira). O ressecamento da pele ocorre porque nas épocas mais frias nossas glândulas sebáceas têm uma atividade menor e o débito sudoral também se torna menor implicando em uma menor produção do manto hidrolipídico que funciona como um cosmético natural da pele, sua composição baseia-se em ácidos graxos, sais minerais, uréia entre outros.

          Com relação aos cabelos as temperaturas mais frias causam também um ressecamento excessivo, afetando a região da cutícula do fio de cabelo, ocasionando aos cabelos um aspecto opaco e quebradiço.

          Para minimizar os processos de ressecamento da pele seguem algumas sugestões:

1.    Evitar banhos prolongados e muito quentes;

2.    Usar sabonetes cremosos apenas em regiões onde o suor está mais presente;

3.   Os produtos chamados de óleos de banho ajudam a manter teor hídrico da pele;

4.   Cremes contendo uréia, óleos de prímula, semente de uva, damasco e vitaminas A e D ajudam na hidratação da pele e na renovação celular;

5.   Para a face use filtros solares com colágeno acido hialurónico, pois são produtos que mantém a elasticidade e o potencial hídrico da pele produzindo uma pele macia e com brilho natural.

          Para minimizar os processos de ressecamento e quebra dos cabelos seguem algumas sugestões.

1.    Para as pessoas que possuem os cabelos com bastante volume, as lavagens deveram ter um espaço entre 1 ou 2 dias.

2.    Shampoos e condicionadores com pantenol e óleo de jojoba conferem aos cabelos um aspecto mais macio e menos quebradiço.

3.   Cremes capilares sem enxágüe com aminoácidos da seda, ceramidas e colágeno mantêm uma ótima hidratação conferindo aos cabelos um aspecto saudável.

4.   Sessões de ionização capilar e aplicação de proteínas com nebulizadores especiais, em clinicas de estéticas especializadas.

 


Voltar